Cel/Whats: (66) 9 9687-7993 | (66) 9 9619-3966

E-mail: redacao@mtnews.jor.br | facebook.com/mtnews



Diretores do SintepMT morrem em acidente

03/12/2018

Lideranças sindicais de renome em MT, 2 docentes morrem em colisão na BR-163

Os professores Jocilene Barboza, presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), e Júlio Viana, secretário de Políticas Sindicais, morreram em grave acidente registrado na tarde deste domingo (2), na BR-163, em Diamantino (a 184 km de Cuiabá). A colisão frontal ocorreu entre a caminhonete Amarok em que eles estavam e uma carreta. Júlio dirigia o carro. Eles estavam em deslocamento para darem palestra.

Jocilene tomou posse no final de maio deste ano e entrou para história sindical por ser a primeira mulher e funcionária da Educação a ocupar o cargo eletivo. No discurso de posse, no dia 29 de maio, ressaltou a responsabilidade de marcar a gestão, por ser mulher, negra e técnica administrativa. Ela também era ex-presidente do Conselho Estadual da Mulher. Já Júlio Viana era considera o “mentor” do Sintep. Foi presidente de 1998 a 2006 da entidade. Natural do Rio de Janeir, veio para Mato Grosso em 1982. Formou-se em Pedagogia e, ao integrar o cotidiano da escola pública, não aceitava pressões contra os professores, baixos salários e pagamento em atraso. Entrou para a vida sindical em 1984. Petista histórico, é uma das lideranças da Central Única dos Trabalhadores (CUT) de Mato Grosso.

Pela expressão de ambas as vítimas, ambas com residência no interior, o Sintep chegou a cogitar abrir as portas para que o velório ocorresse na sede da entidade, porém está previsto para a Capela Jardins, na Capital. Os corpos ainda não chegaram em Cuiabá e o horário para o adeus de amigos e familiares, por conta disso, ainda é imprevisto.

Segundo informações da Rota do Oeste, concessionária que administra a rodovia, o acidente foi registrado no km 540, em uma região de declive e curva. A caminhonete tinha placas de Cuiabá. Testemunhas relataram que o condutor da caminhonete perdeu o controle da direção, girou na pista e colidiu de frente com a carreta. O motorista do veículo pesado saiu ileso. Ele assinou um termo de recusa de atendimento. Conforme a Rota do Oeste, não há obstrução na pista, mas chove bastante na rodovia, o que pode ter contribuído para que a fatalidade ocorresse. A Politec e a Polícia Civil foram acionadas e devem dar sequência nas investigações sobre as causas da colisão.

Grupo de notícia Estado



Video publicitário

VIDEOS

Clima | Tempo

Jornal Impresso